Coronavírus: quais cuidados são necessários dentro de casa?

 

Publicado em: 20/05/2021 09:17

Whatsapp

 

Veja os cuidados que devemos tomar dentro de casa para se proteger contra o coronavírus (COVID-19).

COVID-19: enfrentar o coronavírus tem sido um desafio mundial. E em meio a uma pandemia que não possui cura ou vacinação, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Para te ajudar nesse desafio contra o COVID-19, preparamos uma lista de cuidados que são necessários para prevenir o coronavírus dentro de casa! Vamos conferir? Siga a leitura na íntegra e proteja-se!

Cuidados com o Coronavírus Dentro de Casa:

Cuidado 1: tire os sapatos para entrar em casa.

Saiu para ir ao mercado? Precisou ir trabalhar? Ao chegar em casa, é recomendado tirar os sapatos antes de entrar.

Infelizmente, os calçados podem funcionar como meios de transporte para microorganismos – incluindo o vírus causador da doença. Portanto, uma excelente dica é jamais entrar com os sapatos sujos para dentro de casa.

Quem sai constantemente para trabalhar, mesmo em meio à pandemia, pode optar por uma sapateira na porta de casa, a facilitar a movimentação de entrada/saída e higienização do ambiente.

Aqueles que só saíram por motivos eventuais e permanecem isolados na residência, podem tirar os sapatos e já levá-los direto para a lavanderia, sem precisar deixá-los na porta.

 

Cuidado 2: lave todas as roupas que usou fora.

Outra recomendação muito importante para quem precisou sair de casa é: lavar suas roupas assim que chegar!

Para evitar a propagação do coronavírus, tire as roupas assim que chegar em casa, levando-as para lavar imediatamente.

Caso sejam poucas peças, você pode ir colocando-as na máquina até que junte uma quantidade suficiente para a lavagem. Mas não fique andando pela casa com a roupa suja – e muito menos misture com peças limpas.

Por sorte, a maioria dos produtos usados para a lavagem diária já são o suficiente para matar o vírus, mas é indicado lavar as roupas separadamente, usar bastante sabão e procurar deixá-las de molho.

 

Cuidado 3: higienize bem suas compras e embalagens.

Pediu comida de fora de casa? Chegou com compras do mercado? Higienize todos os objetos que estiveram em contato com o meio externo!

Use álcool gel ou lave-os com água e detergente, minimizando os riscos de propagação do coronavírus. Um cuidado extra deve ser tomado com embalagens (potes, latas, caixas), frutas e verduras e sacolas plásticas.

É recomendado usar soluções com hipoclorito de sódio para lavar bem os vegetais. Por isso, fique atento e foque ao máximo na higienização de tudo que entrar em sua residência!

 

Cuidado 4: mantenha a casa bem limpa.

Essa dica é essencial principalmente para quem possui algum membro da família que precisa sair de casa (mesmo que seja para uma comprinha básica no mercado).

Assim que retornar para a residência, higienize tudo aquilo que tocar: seja maçanetas, chaves ou qualquer tipo de objeto.

Para isso, use álcool em gel para as superfícies e um desinfetante comum para os pisos. Apesar da limpeza ser essencial, neuras e exageros não são necessários! Basta limpar as superfícies apenas quando tiver contato com objetos fora de casa e passar um pano no chão uma vez por dia!

 

Fonte das informações: PROTEGER VACINAS