Prefeitura de Barra do Corda realiza aula inaugural do EJA na UPR

Publicado em: 12/07/2021 16:40 | Fonte/Agência: Elias Eliot Lisboa - Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Barra do Corda vem intensificando o trabalho na educação. Na tarde de quinta-feira, 8, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) localizada em frente à praça Melo Uchôa, Centro, ocorreu a aula inaugural da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada a 19 internos daquele estabelecimento prisional. A inciativa é resultado do trabalho conjunto da Secretaria de Educação com a Direção da UPR.

As aulas serão ministradas de segunda a quarta-feira por professores da rede municipal de ensino, com a coordenação do setor pedagógico da secretaria municipal de educação, sendo um anexo da Unidade de Ensino Frederico Figueira. Para a supervisora do EJA, professora Hildecássia Pereira, “será uma oportunidade ímpar na vida dos internos, pois será um caminho de transformação através da educação”.

O processo educacional na unidade prisional perpassa por várias etapas, sendo uma delas a criação de um Projeto Político Pedagógico (PPP) adequado ao ambiente carcerário e o acompanhamento personalizado com os internos para o ingresso na turma de ensino.

“Quem desenvolve o Projeto Político Pedagógico são os profissionais da secretaria municipal de educação, e ele é acompanhado pela direção da escola Frederico Figueira, unidade de ensino da qual a turma da UPR estará vinculada. O projeto é totalmente adequado à realidade carcerária, mas não deixa de seguir os padrões disciplinares, como, por exemplo, a oferta do conhecimento sobre matemática, português, dentre outras”, informou o secretário de educação, professor Ramon Júnior.

A inciativa de inclusão do homem privado de liberdade faz parte da política de educação do prefeito Rigo Teles. Em sua fala o prefeito exaltou a importância da educação para a transformação da vida dos internos. “A educação é imprescindível na luta por uma sociedade melhor. O que a prefeitura de Barra do Corda está realizando é o oferecimento de uma nova oportunidade para os homens internos desta unidade. Nós queremos uma sociedade melhor e é o que desejamos para eles quando cumprirem suas penas”, disse o prefeito.

A cerimônia de abertura da aula inaugural na UPR de Barra do Corda, contou com a presença do prefeito Rigo Teles, do diretor da unidade, Genilson Ribeiro, secretário de educação, Ramon Júnior, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.