Aniversário de 188 anos de Barra do Corda

Aniversário de 188 anos de Barra do Corda é marcado por celebrações, serviços e entrega de obras.

Uma Santa Missa em Ação de Graças abriu a programação de aniversário de 188 anos de emancipação política do município, comemorado nessa quarta-feira, 3 de maio.
Com a presença do governador Carlos Brandão e comitiva, autoridades políticas, da sociedade civil, vereadores, secretários e população, o prefeito Rigo Teles, acompanhado do vice-prefeito Marcos Unillar, da deputada e secretária de estado do Mulher, Abigail, deu início a uma série de inaugurações e serviços.

Na Praça Maranhão Sobrinho, na Carreta da Mulher, inúmeros serviços de saúde garantiram atendimento à população feminina. Durante a reinauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Fios de Prata”; a prefeitura em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do TJ/MA fez a entrega simbólica de 500 títulos de regularização fundiária; e homenageou com títulos de cidadão barracordense o governador Carlos Brandão, e desembargador Froz Sobrinho, representado no evento pelo também desembargador José Bernardo.
A secretaria de Assistência Social recebeu um veículo 0km, o transporte dará maior agilidade nas ações da assistência social.
Na Vila Nenzin, o prefeito Rigo Teles, governador Carlos Brandão e demais autoridades, inauguraram praça e areninha esportiva prefeito Manoel Mariano de Sousa. O novo espaço será de agora em diante, referência na comunidade para a boa convivência, o lazer, o esporte e a integração entre todos os moradores.
Como parte da programação foi realizada visita às obras de reformas dos Hospitais Materno Infantil e Acrísio Figueira, parceria Estado/Município. Trabalho que após concluído dará maior conforto e qualidade aos atendimentos.
O Bairro Tamarindo também recebeu uma areninha esportiva, onde a comunidade terá acesso ao lazer saudável, para sua saúde e bem-estar.
No bairro Altamira, os moradores próximos à escola Wolney Milhomem (Caic), receberam um Sistema de Abastecimento de Água, entregue pelo prefeito Rigo Teles, governador Carlos Brandão, deputada e secretária da Mulher, Abigail. Água potável, que vai contribuir diretamente na qualidade de vida das famílias residentes em toda área adjacente.
Nas comemorações dos 188 anos de Barra do Corda, o esporte também esteve presente. No Leandrão, centenas de pessoas assistiram à final da Copa Cidade de Futebol entre as equipes MDV – Vila Nenzin – e São José do Mearim (zona rural). Ao fim da partida em que o MDV sagrou-se campeão 2023, o prefeito Rigo Teles entregou troféus e 16 mil reais em  premiação:10 mil, 5 mil e mil reais ao 1°, 2° e  3° lugar ( Araticum Junior) respectivamente.
Um excelente Campeonato que contou com apoio da Prefeitura de Barra do Corda, através da Secretaria de Esporte e Juventude, e Liga Barracordense de Futebol.
A prefeitura por meio da secretaria de Cultura deu início ao Festejo da Punga, na Praça  Professora Maria Helena – Altamira.
A abertura foi prestigiada pelo prefeito Rigo Teles, demais autoridades e pessoas da comunidade.
As festividades alusivas ao aniversário do município foram encerradas com música, momentos de fé, adoração e louvor a Deus, nos shows católicos da Banda Cantores de Deus; e Jonny Mendes.
Conforme Rigo Teles, um dia extenso, em que ações e eventos marcaram de forma positiva o aniversário de 188 anos de Barra do Corda.
” Deus é bom o tempo todo! Iniciamos esse dia 3 de maio agradecendo por mais um ano de nossa cidade. E agora, mais uma vez voltamos a Deus para agradecer pela vida de cada um de nós, e por tantas bençãos concedidas ao nosso município. Quero agradecer ao governador Brandão, aos dep. Federais Detinha, Josivaldo JP, deputada e secretária da Mulher, Abigail, autoridades civis e religiosas, vereadores, secretários, servidores e toda população,  por prestigiar ao nosso lado, esse dia de comemoração e conquistas”, declarou.
A programação pelos 188 anos de Barra do Corda seguirá até o dia 27 de maio, com mais entrega de obras na sede e zona rural.