Logomarca

Transparência Vacinação Covid-19

Bem-vindo a página de Vacinação da Prefeitura de

Atualizado em: 01/01/1970 00:00:00

Cobertura por doses aplicadas
Doses distribuídas
Doses aplicadas
%
% Doses aplicadas
Doses distribuídas
infantil (5 a 11 anos)
Doses aplicadas
infantil (5 a 11 anos)
%
Cobertura infantil doses
aplicadas (5 a 11 anos)
Cobertura Populacional
População 18+ anos
Doses de imunização
em 18+ anos
%
% Cobertura 18+ anos
População 12 a 17 anos
Doses de imunização
em 12 a 17 anos
%
Cobertura 12 a 17 anos
População 5 a 11 anos
Doses D1 em 5 a 11 anos
%
Cobertura 5 a 11 anos

Perguntas e Respostas Frequentes

Todas as respostas são provisórias. O conteúdo é atualizado à medida que mais informações são disponibilizadas.

A vacina é gratuita?

Sim, ela é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Por isso é importante ficar atento e não cair em golpes, pois não houve liberação de venda no Brasil.
Os idosos foram incluídos entre os grupos prioritários para receberem a vacina, com uma divisão por faixa etária. Passando esta primeira etapa, o próximo grupo que está na fila são as pessoas de 80 anos ou mais, seguidas pela faixa dos 75 aos 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos; de 60 a 64 anos. O cronograma ainda não foi definido, mas a Secretaria de Estado da Saúde irá divulgá-las assim que o Ministério da Saúde disponibilizar novas doses.
A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas nesses grupos, mas estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes ao grupo de risco, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada entre ela e o seu médico prescritor. Para aquelas que forem vacinadas inadvertidamente, cabe ao profissional tranquilizá-las sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhar para o acompanhamento pré-natal.
Os testes clínicos das duas vacinas aprovadas até agora pela Anvisa não contemplaram menores de 18 anos. Por isso, enquanto não houver estudos mais completos que incluam essa população, as crianças e adolescentes não estão no público-alvo que será imunizado. Após os resultados dos estudos clínicos da fase III, essas orientações podem ser revistas.
Pode. Não há evidências, até o momento, de qualquer risco com a vacinação de indivíduos com histórico anterior de infecção ou com anticorpo detectável para SARS-CoV-2. Além disso, como há casos de reinfecção e mesmo novas variantes do vírus circulando, ainda não existem evidências de que quem pegou a doença já esteja automaticamente imunizado.
A vacinação é um pacto coletivo, que há décadas têm salvado milhões de pessoas de serem contagiadas e morrerem por doenças virais. Isso significa que quanto mais pessoas tomarem a vacina, menos o vírus circula no ambiente, evitando que aquelas que por algum motivo não podem ser vacinadas sejam contaminadas. Por isso, quanto mais pessoas se imunizarem, mais fácil será de conter a disseminação do coronavírus. O PNI estabeleceu como meta vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo, uma vez que é de se esperar que uma pequena parcela da população apresente contraindicações à vacinação.

Onde são obtidos esses dados?

No portal de Vacinação do Estado do Maranhão

Quem fornece esses dados?

As Secretarias Municipais
Logo © 2022 Prefeitura Municipal de .